Estratégia de marketing no Facebook – Você já tem a sua?

Ter uma estratégia de marketing no Facebook é essencial para quem deseja usar esse canal como ferramenta de divulgação e relacionamento com seus clientes.

Muito embora o marketing no Facebook possa, a uma primeira vista, parecer simples, na verdade ele exige muita técnica e conhecimento das ferramentas e estratégias disponíveis.

Muitas empresas se decepcionam com seus resultados nesta que é atualmente a rede social mais usada no Brasil e no mundo, mas na verdade, o grande problema está justamente na falta de uma estratégia de marketing no Facebook.

Como em qualquer outra ação de marketing digital, o marketing no Facebook é necessariamente precedido de um planejamento detalhado de todas etapas de implementação e gerenciamento. Pular esta etapa é fatal para qualquer um.

Da criação da página, configuração de recursos avançado, desenvolvimento de conteúdo e política de anúncios, tudo precisa ser minuciosamente planejado para que você possa extrair o máximo dos seus esforços.

Definindo sua estratégia de marketing no Facebook

  1. Sua empresa tem o perfil para estar no Facebook?
  2. Quais são os objetivos da sua presença nesta rede social?
  3. Qual a disponibilidade de tempo que você tem para dedicar a esse canal?
  4. O quanto de dinheiro você está disposto a investir?
  5. Seu pessoal está tecnicamente qualificado para a gestão da sua Fan Page?

A sua empresa precisa estar no Facebook?

O Facebook é um ambiente de diversão onde as pessoas acessam para encontrar amigos, se atualizar, e por que não dizer, rir um pouco. Portanto, nem todas as empresas possuem um perfil de negócio que seja compatível com o ambiente do Facebook.

Quais são os objetivos da sua presença no Facebook?

Cada objetivo desses tem uma estratégia própria e necessitará de recursos e rotinas específicas, portanto deixar claro desde o início quais são os seus objetivos é fundamental para aproveitar da forma mais eficiente seus recursos e esforços.

O quanto de dinheiro você tem para investir

Pensar em Facebook Marketing sem investimento em mídia paga hoje em dia é uma verdadeira utopia. O alcance orgânico de uma publicação no Facebook está em torno de 3% a 5% da base de fãs da página. É claro que páginas com EdgeRank alto conseguem atingir mais do que isso, mas o alcance padrão é esse.

Portanto, é preciso que você aloque recursos para investir em Facebook Ads, seja no impulsionamento de campanhas para atingir uma porção maior de fãs ou em ações de marketing específicas através dos anúncios no Facebook.

Fonte: Academia do marketing